terça-feira, 6 de julho de 2010

Abóbrinhas on line na Copa - Jabulani

(Ainda sem trabalho...)

Olá pessoas! Acho que nunca se falou tanto um nome em uma Copa do Mundo como no personagem mais famoso até então: a Jabulani. Bola fabricada pela Adidas para o Mundial de 2010 na Africa do Sul, a mesma foi mal tratada em todos os sentidos. Defenestrada por atacantes e goleiros, a coitada da redonda estava sendo encarada como a maior vilã dos gols e da falta deles no começo do torneio! E os goleiros foram as principais vítimas da "ruindade" da bola até então. Como uma grande parte das pessoas que acompanham este espaço ou me conhecem pessoalmente, sabem que jogo nas peladas de final de semana com os amigos na ingrata posição de goleiro! E se antes, a turma tinha comprado a réplica dela para nossas partidinhas de sábado de manhã, neste último um dos amigos fez questão de comprar a oficial, igual mesmo aquela que os craques e grossos chutam lá nos gramados africanos. Foi um verdadeiro frisson e o termo JABULAAAAAAAAAAAAAAAAAAANI foi o que mais se ouviu neste último final de semana entre meus brothers antes, durante e após nossa peleja. Agora a pergunta que todos devem estar fazendo: "Porra Sérgião, a Jabulani é tudo isto mesmo que os atletas falam?". No alto de minha "experiência", digo sem sombra de dúvidas e sem fazer corporativismo com os goleiros profissionais: a danada realmente é diferente das bolas normais.

Explico: a começar pelo material, ela não é feita de couro e seu material sintético além de se parecer com plástico (sem sacanagem!) sua superfície é ao mesmo tempo lisa - mal se percebe onde os gomos se econtram, e sua "pele" parece cheia de pequenas "escamas". Sobre o peso, a achei normal, nada leve como muitos dizem. Mas vamos a que interessa, ela rolando: como jogo futebol society, não estistem tantos chutes de longa distância pelo tamanho reduzido do campo, comparado com um oficial de campo, mas eles acontencem. E contra minha meta aconteceu dois em específico. Um não tive nem chances de defesa, pois a mesma foi lá onde a coruja faz o ninho: no ângulo esquerdo de minha meta. Pra ser sincero, eu nem a vi, apenas ouvi aquele barulho da bola ralando as redes. Mas no segundo, já no final do jogo, deu para perceber todo o "poder" da Jabulani. O cara chutou antes do meio da quadra, o que equivale mais ou menos a um chute de fora da área do futebol de campo. A filha da puta estava indo para meu lado direito e eu estava me posicionando para a defesa, quando do nada a desgraçada mudou a trajetória e foi para o outro lado! Sofri o gol? Não pequenos leitores, eu no auge de meus 35 anos de idade e em plena forma, consegui voltar e dar um tapa na bola maluca e a coloquei para escanteio. Mas, neste momento, ví em proporções claro que mínimas, que a goleirada tinha razão de reclamar dela. Esta pequena safada que nos engana a todo o momento e que quase me mata, pois depois da bela defesa onde tive que fazer um pequeno contorcionismo para desviá-la, me arrebentei todo no chão! Mesmo com todas minhas técnicas de Yashin, as contusões foram inevitáveis: dois dedos inchados e as costas toda dolorida com impacto no chão. Maldita Jabulani!

Nestas horas percebo que estou ficando velho para esportes tão radicais. Começo a pensar seriamente na prática de bocha, baralho, dominó... Futebol? Se continuar assim, só de botão, pebolim (ou totó como chamam os cariocas) ou no Playstation mesmo!

2 comentários:

  1. passei por aqui, não pare de escrever pois vc escreve muito bem! e eu adoro ler... beijos de sua amiga!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga que o apelido dela é......

    JABUELAINEEEEEEEEEEE he he he !!!

    Abs Brother

    ResponderExcluir